Ir para o conteúdo

Ar

Ar é o nome da mistura de gases (principalmente azoto, oxigénio, árgon, vapor de água, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e ozono) que compõem a atmosfera da Terra.
 
 
Poluição Atmosférica

Poluição atmosférica significa uma introdução antropogénica de mudanças na atmosfera suscetíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, líquidas em suspensão, material biológico ou energia. Esta poluição pode afetar a saúde humana (principalmente ao nível do sistema respiratório e cardiovascular), reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis.
 
Tendo um impacte significativo ao nível planetário devido ao aquecimento global provocado pela degradação da camada de ozono e que é responsável pela degradação de ecossistemas.

De forma a mitigar / resolver estes efeitos foram estabelecidas, em vários protocolos e convenções, metas de redução dos principais poluentes. Nomeadamente o Protocolo de Montreal, que aboliu o uso dos CFC's, e o Protocolo de Quioto (agora em revisão), que estabeleceu níveis de redução para os gases com efeito de estufa, dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), hidrofluorcarbonetos (HFC), os perfluorocarbonetos (PFCs) e o hexafluoreto de enxofre (SF6).

Os contaminantes do ar têm duas origens, as antropogénicas, como indústria, produção de energia, veículos motorizados, e as naturais, como a atividade vulcânica, incêndios florestais, poeiras dos desertos, metanos emitidos naturalmente por animais. Os poluentes são normalmente classificados como primários (diretamente emitidos no ambiente, tais como os óxidos de enxofre, óxidos de azoto, monóxido de carbono, compostos orgânicos voláteis, partículas, etc.) ou secundários (resultante de reações fotoquímicas entre os contaminantes primários e os constituintes da atmosfera, exemplo ozono troposférico).
 
 
Controlo da poluição nas emissões atmosféricas

Entre as tecnologias disponíveis para controlar as emissões de poluentes destacam-se:
 
• ciclones de poeiras, onde o gás com partículas é forçado a girar de forma ciclónica, fazendo com que estas, devido ao diferencial de massas, se depositem no fundo do cone,
• precipitador eletrostático, as partículas são carregadas electrostaticamente e depois captadas por atracão eletromagnética. São máquinas de elevado custo e consumo energético, mas de alta eficácia,
• filtros de carvão ativado, são normalmente utilizados na purificação de gases, para remover vapores de óleos, cheiros, e outros hidrocarbonetos do ar.
• conversor catalítico, dispositivo usado para reduzir a toxicidade das emissões dos gases de escape de um motor de combustão interna,
• biofiltros – filtros com microrganismos capazes degradar os poluentes.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi