Ir para o conteúdo

Água

No planeta Terra a água pode ser encontrada em 3 estados físicos:
 
• líquido, oceanos, rios, lagos e nos aquíferos subterrâneos,
• sólido, gelo e neve,
• gasoso, vapor de água presente na atmosfera.

A água vai transitando entre estes estados, é o ciclo hidrológico da água. O vapor de água forma-se quer através da evaporação das águas superficiais provocadas pelo seu aquecimento por ação do Sol quer através da transpiração dos seres vivos. As correntes de ar existentes na atmosfera promovem a circulação do vapor de água para zonas de temperatura inferior, onde se dá a sua condensação e a formação das nuvens. Estas por sua vez, quando atingem a saturação, transformam-se em precipitação, que sob a forma de chuva, granizo ou neve, retornam a água ao solo e aos cursos de água.
 
 
Água Potável

O acesso à água potável tem melhorado continuamente e substancialmente nas últimas décadas em quase todo o mundo. A água da distribuição pública em países desenvolvidos é tratada, sendo por isso normalmente muito boa para consumo, sendo mesmo melhor que muitas fontes naturais, pois hoje em dia não é de descartar nestas a presença de poluentes que se infiltram nos lençóis freáticos e, mesmo após a filtração das rochas, podem ainda estar presentes no ponto de coleta.

Devido à presença de contaminantes biológicos (bactérias, protozoários e fungos) ou químicos (metais pesados, fenóis, compostos clorados, hidrocarbonetos ou mesmo algumas substâncias consideradas indispensáveis ao consumo mas presentes em concentrações elevadas, por exemplo o fluor e o cloro), torna-se necessário proceder ao tratamento da água antes de proceder à sua distribuição. As Estações de Tratamento de Águas (ETA’s) podem diferentes combinações, em função da água afluente, dos seguintes processos: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfeção e fluoração e neutralização.
 
 
Águas Residuais

A poluição da água pode atingir o homem de forma direta, quanto a ingere, na preparação da comida, na higiene pessoal, lavagem de roupas e utensílios, ou de forma indireta, através da sua entrada na cadeia alimentar, por bioacumulação.

A poluição pode ter origem na atividade agrícola através das substâncias (como por exemplo os pesticidas, os adubos, com grandes concentrações de nitratos e fosfatos, dejetos dos animais) que escoam para os rios, nas indústrias que produzem grande quantidade de resíduos em seus processos (embora devido por imposição legal as águas residuais devam ser tratadas antes de serem lançadas nos cursos de água, nos aglomerados populacionais (com grande incidência de resíduos orgânicos).

Os contaminantes, pode ser classificados em agentes químicos (orgânicos ou inorgânicos), físicos (radioatividade, temperatura) e biológicos (vírus, bactérias, protozoários, algas, etc.).

O tratamento as águas residuais processa-se nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s), onde o processo pode incluir operações físicas, químicas e processos biológicos (que podem recorrer a organismos aeróbios ou anaeróbios).
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi