Ir para o conteúdo

Pacto Territorial “Alto Minho 2020” avança a 20 de junho

2013-06-18

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) realiza no próximo dia 20 de junho de 2013, a partir das 9h30, na Pousada de Santa Luzia, em Viana do Castelo, a sessão de apresentação do Pacto Territorial “Alto Minho 2020”. Este Pacto Territorial que agora se oficializa, formaliza o processo de mobilização e de envolvimento ocorrido ao longo do período de construção da Estratégia e Plano de Ação 2014-2020 do Alto Minho, com os diversos agentes e instituições que intervêm no território.

“Pretende-se que este Pacto Territorial seja um embrião sólido para o estabelecimento de parcerias e de plataformas que criem condições base para concretizar e dinamizar os projetos assumidos para a região no horizonte 2020”, defende Rui Solheiro, presidente do Conselho Executivo da CIM Alto Minho.

Conforme afirmou Augusto Mateus na sessão de consulta pública do passado dia 3 de maio, depois de um trabalho desenvolvido em estreita parceria com os principais atores institucionais do Alto Minho ao longo dos últimos 18 meses, o Alto Minho será o primeiro espaço regional de Portugal (e mesmo ao nível das instituições nacionais) a apresentar ao Governo as suas propostas para o próximo período de programação 2014-2020.

A sessão pública de apresentação do Pacto Territorial Alto Minho 2020 será aberta por Manuel Castro Almeida, secretário de Estado do Desenvolvimento Regional; Rui Solheiro, presidente do Conselho Executivo da CIM Alto Minho; José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo; e será encerrada por Carlos Neves, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

A sessão contará também com a apresentação da posição da Comissão Europeia sobre as prioridades das políticas regionais para Portugal 2014-2020 e com intervenções sobre a mobilização dos ativos e dos atores territoriais, designadamente de Rui Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de José Luís Ceia, presidente da Confederação Empresarial do Alto Minho, e de Juan Líron, diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte Portugal. A moderação deste painel caberá a Paulo Ferreira, subdiretor do Jornal de Notícias. A CIM Alto Minho irá transmitir em direto a sessão de apresentação do Pacto Territorial “Alto Minho 2020”, a partir do seu site www.cim-altominho.pt.

Iniciado em Dezembro de 2011, o processo de trabalho que conduziu à construção do Plano de Desenvolvimento do Alto Minho deu origem à formulação de uma visão para o Alto Minho, materializada numa estratégia e num plano de ação. Previamente à assinatura do Pacto Territorial Alto Minho 2020, Augusto Mateus, presidente da sociedade de consultores Augusto Mateus & Associados, apresentará os nove programas que compõem o plano de ação para a região: Alto Minho como um destino de excelência ambiental, Marca «Alto Minho» reconhecida e acessível, Alto Minho conectado, Alto Minho sustentável, Alto Minho coeso e inclusivo, Alto Minho com potencial endógeno, Alto Minho inteligente, Alto Minho exportador e Alto Minho transmunicipal.
__________________________________________________

Para mais informações sobre a iniciativa Alto Minho: Desafio 2020, aceda ao site www.altominho2020.com.

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima, também designada por CIM Alto Minho, engloba os municípios do Minho-Lima: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi