Ir para o conteúdo

Minho IN promove reunião sobre Projecto Âncora Turismo de Natureza

2010-06-21

 

Decorreu no dia 21 de Junho, na sede da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), em Braga, uma reunião, no âmbito do projecto âncora Turismo de Natureza, inserido no PROVERE MINHO IN, com vista à preparação de um projecto a submeter até ao próximo dia 16 de Julho, ao Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos – EEC PROVERE, do ON.2.

O objectivo fundamental do presente projecto, dinamizado pela CIM do Cávado, é a requalificação do Produto Turismo Natureza no Minho de forma a conferir-lhe a uniformidade, coerência, atractividade e consequentemente a competitividade atentas às novas exigências e tendências da procura. A realização de tal objectivo resultará da materialização do investimento infra-estrutural e especialmente, da qualificação da oferta existente, com uma componente imaterial, que deverá ser privilegiada, tendo em conta mais uma vez a procura. Tal desiderato deverá ser obtido através da criação e dinamização de uma rede de suporte às empresas e empreendedores do sector corporizado através do Projecto Âncora Produto Turismo de Natureza.

A presença do Parque Nacional Peneda Gerês no território abrangido pelo Minho IN e a existência de um conjunto de Áreas Protegidas que acolhem valores naturais e paisagísticos relevantes justificam a prioridade atribuída ao Turismo de Natureza. Assim, esta estratégia deverá potenciar também a criação e dinamização de infra-estruturas de apoio aos parques naturais, a organização e criação de ecopistas e rotas da natureza e o incremento de alojamento ambientalmente sustentável. Pretende-se, assim, a formalização desta rede através da estruturação da oferta e do planeamento da promoção do produto Turismo de Natureza, consolidando desta forma a sua imagem nacional e internacional.

Estiveram presentes nesta reunião os municípios que integram a área de intervenção da EEC Minho IN, entidades ligadas à animação turística, representantes do Parque Nacional Peneda-Gerês e ainda as CIM’s do Alto Minho e Ave. De referir ainda que, a rede de Turismo de Natureza vai de encontro ao que são os objectivos e métodos das principais estratégias de desenvolvimento turístico nacional.

 

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi