Ir para o conteúdo

AQUAMUNDAM apresenta conclusões para uma gestão mais sustentável do ciclo da água em Espanha e Portugal

2021-06-30

O projeto de cooperação transfronteiriça AQUAMUNDAM entre Espanha e Portugal, que nasceu em 2017 para promover soluções que permitam uma gestão integrada e sustentável da água, apresentou, no dia 29 de junho, as suas conclusões num último seminário realizado online. 

Os objetivos iniciais de identificar as necessidades existentes no ciclo da água de pequenos e médios municípios, fornecer instrumentos aos principais atores relacionados com a gestão da água e demonstrar a eficiência da gestão integrada do ciclo da água, foram demonstrados através de três experiências piloto desenvolvidas em Noia (Galiza), Flores de Ávila (Castela e Leão) e Alto Minho (Norte de Portugal).

O primeiro caso de estudo apresentado foi o de Noia, uma cidade com 15.000 habitantes na província de A Corunha, com o título "Melhoria do ciclo integral da água: Plano diretor de saneamento e fiscalização da rede de abastecimento”. A exposição centrou-se no desenvolvimento do seu Plano Diretor de Saneamento, gerido pela Águas da Galiza, desde a fase inicial de análise da situação até à elaboração do modelo numérico da rede e às conclusões finais, que servirão de base para as ações e estratégias propostas. Do mesmo modo, foi apresentado o trabalho realizado na rede de abastecimento do município, que incluiu quer a sua digitalização, quer a implementação de uma rede LoRaWAN para monitorizar a informação dos contadores gerais da rede e dos contadores inteligentes instalados na zona antiga.

Outro caso de estudo apresentado foi o do Piloto Flores de Ávila, intitulado "Soluções de base natural para o tratamento de águas residuais e implementação de ferramentas digitais para a gestão da água em pequenos municípios”. Ministrado pela Confederação Hidrográfica do Douro, permitiu conhecer as chaves do desenho, construção e ações de acompanhamento realizadas nesta zona húmida artificial. Também foram apresentadas as conclusões obtidas sobre a sua viabilidade como solução natural para a purificação de água em pequenas cidades. 

O terceiro estudo de caso apresentado foi o da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, tendo sido apresentadas as ações realizadas nas redes de abastecimento e saneamento nas localidades de Viana do Castelo, Ponte de Lima e Caminha. A criação de uma área de medição e controlo nas Urselinas (Viana do Castelo) foi explicada através da instalação de equipamentos de monitorização da rede e equipamentos portáteis de deteção de fugas. De igual modo, foram apresentadas as chaves para o desenvolvimento de um plano de ação para o controlo do caudal pluvial nos sistemas de saneamento e o estudo de otimização realizado para a rede de distribuição da Trovela (Ponte de Lima).

Posteriormente, engenheiros do Instituto Tecnológico da Galiza (ITG) apresentaram a funcionalidade do sistema de informação desenvolvido no âmbito da iniciativa AQUAMUNDAM. Um software que permite avançar na digitalização da gestão e controlo de redes de abastecimento e saneamento, através da gestão de ativos e modelação de redes, operação e manutenção, monitorização e controlo de infraestruturas do ciclo da água em pequenos e médios municípios. 

Para terminar o dia, a mesa redonda, moderada pelo Instituto Pedro Nunes (IPN) e composta por todos os parceiros desta iniciativa a nível europeu, permitiu aprofundar as conclusões obtidas nestes quatro anos de trabalho conjunto, ao mesmo tempo que contribuiu para o debate sobre  questões atuais e oportunidades futuras no setor de água.

AQUAMUNDAM foi um projeto financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do programa Interreg V-A Espanha-Portugal 2014-2020 (POCTEP).

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi